Saúde em primeiro lugar: brasileiros priorizam cuidados com o bem-estar durante a pandemia

广告位火热招租中

Recentemente, um novo levantamento realizado pelo Instituto Ipsos mostrou que a saúde pública se tornou a principal preocupação entre os brasileiros. A pesquisa é realizada mensalmente e questiona pessoas de 29 países sobre suas principais preocupações em relação ao seu país. O resultado apontou que, no Brasil, a saúde pública foi a principal preocupação de 42% dos participantes, o que representa um aumento de mais de 5 pontos percentuais em relação ao mês anterior. Essa preocupação só havia atingido esse patamar durante a pandemia de covid-19.

Imagem de saúde pública
Imagem de saúde pública.

O resultado pode estar relacionado à crise de dengue que o país está enfrentando. Até agora, a doença já matou mais de 1.800 pessoas e gerou cerca de quatro milhões de casos prováveis. Além disso, um caso de cólera foi registrado no país dez anos depois do último caso. Essa situação gerou um alerta e aumentou a preocupação com a saúde pública.

O que é a pesquisa What Worries the World?

A pesquisa What Worries the World é realizada mensalmente pelo Instituto Ipsos em 29 países. Os participantes selecionam os três tópicos que consideram mais preocupantes em relação à sua nação. Entre as opções estão saúde pública, crime e violência, educação, inflação, corrupção financeira/política, pobreza e desigualdade social, impostos, mudança climática, terrorismo e outros.

No Brasil, a pesquisa revelou que a principal preocupação dos brasileiros é a saúde pública, seguida por crime e violência e pobreza e desigualdade social.

Como o Brasil se destaca em relação aos outros países?

A pesquisa mostra que no Brasil a preocupação com a saúde pública superou outras questões, já que a saúde pública foi a principal preocupação dos brasileiros. Contudo, na perspectiva global, a saúde pública foi apenas o sexto tópico mais preocupante para as pessoas, sendo escolhida por 23% dos entrevistados.

Em primeiro lugar, pelo 25° mês seguido, está a inflação (34%), seguida por pobreza e desigualdade social (30%), crime e violência (30%), desemprego (27%) e corrupção política/financeira (26%).

Imagem de inflação
Imagem de inflação.

O que os brasileiros pensam sobre a direção do país?

A pesquisa também questionou os participantes sobre a direção do país em que vivem, se estão indo na direção certa ou não. No Brasil, 53% dos participantes disseram não acreditar que o país está na direção certa, enquanto 47% acreditam que está. Esse índice representa uma queda de 4 pontos percentuais em relação ao mês anterior.

Globalmente, a perspectiva geral também é negativa, com 62% das pessoas acreditando que seus respectivos países estão caminhando na direção errada.

Conclusão

A saúde pública se tornou a principal preocupação dos brasileiros de acordo com a última pesquisa do Instituto Ipsos. O resultado pode estar relacionado à crise de dengue que o país enfrenta, além do caso registrado de cólera depois de dez anos sem casos. Globalmente, a inflação é a principal preocupação das pessoas, seguida por pobreza e desigualdade social, crime e violência, desemprego e corrupção política/financeira. Além disso, a maioria dos brasileiros não acredita que o país esteja indo na direção correta.

E você, o que acha das preocupações dos brasileiros? Concorda ou discorda? Deixe sua opinião nos comentários abaixo!

Se você gostou deste conteúdo, não se esqueça de curtir, compartilhar e seguir para receber mais informações importantes como esta!

Por /


广告位火热招租中